Como motivar a equipe de vendas e colaboradores?!
As metas são ferramentas importantes para que os funcionários saibam quais são suas responsabilidades dentro dos objetivos da organização. Parte dos gestores a iniciativa de como definir as metas, sendo que este processo deve ter um desdobramento claro, para que individualmente e em equipes, os colaboradores saibam como alcançar os resultados esperados.
O grande desafio das empresas é detalhar as metas a um nível estratégico, tático e operacional, já que elas projetam um futuro para a companhia, direcionando equipes, gestores, clientes e fornecedores. As metas servem ainda como motivação para que os colaboradores melhorem o desempenho.
Separamos para você 6 dicas de como definir metas para motivar seu time de colaboradores. Acompanhe:
Como definir metas e ter um time campeão
1. Prepare o time para os desafios
Você deve preparar a equipe para o entendimento das metas de maneira simples: faça uma comunicação objetiva, treine e pegue o feedback da equipe para assegurar que todos entenderam todos as informações e direcionamentos, formas de avaliação e premiação;
2. Construa as metas juntamente com a equipe
A construção das metas tem de ser um trabalho conjunto, pois ao impor objetivos aos colaboradores, o processo pode ficar hierarquizado, fazendo com que os funcionários não se identifiquem com as metas propostas. Neste sentido, o melhor caminho é o diálogo. Ao entender o que o colaborador busca, fica mais fácil estabelecer em conjunto os objetivos a serem alcançadas e como este processo vai acontecer.
3. Assuma seu papel de líder
A equipe espera poder contar com um líder em momentos de grandes desafios. Esteja preparado para auxiliá-los no que for preciso, ajudando a corrigir atitudes e estratégias. Envolva todos para comprarem o desafio junto com a alta direção da empresa.
4. Divida as metas em passos
Ao estabelecer um planejamento com prazos e passo a passo para alcançar as metas, cada objetivo fica um pouco mais consistente. Em conjunto com o colaborador, faça metas menores e crie divisões para realiza-las em prazos curtos. Isso aumenta a motivação da equipe, que vai ver cada parte sendo conquistada. Se um executivo de vendas precisa fechar 5 negócios no mês, uma das submetas pode ser marcar pelo menos 3 encontros semanais com clientes por semana.
5. Reforce a importância de cada passo
A cada meta menor cumprida, ofereça um tipo de incentivo. Isso deve ser estabelecido antecipadamente e valer do mesmo modo para todos os colaboradores da equipe ou setor. As recompensas durante o processo servem para estimular a equipe a continuar perseguindo o desafio, mas não devem ser de grande valor financeiro. A meta principal deve ser melhor remunerada.
As recompensas devem ser um momento em que o funcionário se sinta importante e capaz. As conquistas subjetivas aqui são muito maiores que as recompensas em dinheiro ou prêmio.
A recompensa serve para que a equipe e os colaboradores possam continuar motivados a cumprir novos propósitos.
6. Demonstre visualmente
Ao expor as metas num quadro de avisos, por exemplo, tudo fica mais claro para o colaborador. Este processo ajuda muito a visualizar o que deve ser feito. Você pode usar também recursos tecnológicos como e-mails e mensagens de celular para lembrar a equipe dos objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos.
Gostou das dicas? deixe um comentário!!
Entre em contato conosco, temos o programa perfeito para você e sua empresa!